Coloque em Prática os Conhecimentos Adquiridos nas Leituras

Arnaldo Mefano
2 min readSep 17, 2021

Ler é importante, mas assimilar os conhecimentos adquiridos e colocá-los em prática deve ser considerado como atividade prioritária.

Há pouco tempo publiquei um artigo onde informei que estava suspendendo minhas leituras.

Leia o artigo: Porque Dei Uma Pausa na Leitura dos Livros

Eu havia lido um livro que despertou inúmeras novas ideias e estratégias para meus negócios, fiquei ansioso em colocar tudo em prática.

Suspendi minhas leituras e me dediquei a implementar o que aprendi. Os resultados foram imediatos!

Temos o hábito de ler, e sabendo que a leitura atual está chegando ao fim, lá estamos nós selecionando qual será a próxima leitura.

Se estamos lendo um romance, ficção ou uma história, sem problemas passarmos imediatamente para a próxima leitura.

Entretanto, se o conteúdo do livro transmite novos conhecimentos que podem nos ajudar, devemos colocá-los em prática o mais rápido possível.

Acredite em mim, se você deixar para depois, dificilmente os colocará em prática!

A Zona de Conforto

Você conhece a Zona de Conforto — Se tudo está dando certo e funcionando, porque modificar?

Você desenvolveu novas ideias e estratégias que o ajudarão, mas acredite: Praticamente certo que você entre na Zona de Conforto, e adeus novas ideias

Quando falo sobre este assunto, muitos respondem: imagine, isto nunca acontecerá comigo!

Acredite, somos seres humanos, quase sempre seremos “levados” a escolher os caminhos mais fáceis, simples e rápidos.

Faça seu resumo, marque os pontos importantes.

A foto que ilustra este artigo, mostra minhas últimas leitura.

Cada livro me proporcionou novos conhecimentos e novas ideias, grande parte delas já implementadas. Lancei um novo serviço de Podcast, o Podcast Café Digital, melhorei meus sites e Blogs, implementei novas estratégias de marketing.

Inacreditável, mas é verdade. Tudo realizado através das ideias que tive ao ler estes livros.

Recomendo que você faça resumo dos principais tópicos e ideias que surgiram sem sua mente, ao ler um livro.

Para cada livro que mostro, fiz um resumo dos principais pontos, o que facilitou em muito a tarefa de implementar o novo conhecimento adquirido.

Como já falei no artigo que mencionei um pouco mais acima, uso os Mapas Mentais para fazer meus resumos.

Selecione quais foram os melhores livros

Selecione quais foram os melhores livros, aqueles que despertaram sua curiosidade e novas ideias.

De um tempo e leia-os novamente. Você ficará surpreso com a quantidade de novas informações que surgirão.

É como ver um filme 2 ou 3 vezes, a cada vez aparece uma nova cena, como se não a tivéssemos visto.

Nunca se esqueça: O conhecimento adquirido é o maior bem que possuímos!

Arnaldo Mefano

PS: Todos meus locais: https://linktr.ee/ArnaldoMefano

--

--

Arnaldo Mefano

Publico Conteúdos e Dicas sobre Tecnologias, Produtividade, Mapas Mentais e Estilo de Vida Saudável. Siga-me aqui no Medium ➡ https://pages.mefano.com/